atendimento@eriknery.com.br   +55 85 3215-4686

Faça sua avaliação : Corporal Capilar

Correção de Ginecomastia

A Ginecomastia é o aumento das mamas no homem. Este aumento das dimensões do tecido mamário geralmente ocorre no período de alteração e estímulo hormonal, seja na infância, adolescência ou idade adulta. A incidência de ginecomastia na puberdade pode chegar a 65% em jovens entre 14 e 15 anos. Raramente a ginecomastia está relacionada com alguma enfermidade mais séria, na maioria dos casos é um achado isolado. Esta é uma alteração benigna bastante freqüente e na maioria das vezes reverte-se espontaneamente na puberdade. Geralmente sua causa é desconhecida. Em casos mais severos, as mamas simulam seios femininos na forma e tamanho. Frequentemente, recém nascidos do sexo masculino apresentam aumento da glândula mamária em função de estímulos hormonais que desaparece em poucos dias ou semanas.

Apesar de bastante raro, o câncer de mama no homem deve ser afastado quando ocorrer um aumento do tamanho deste órgão (principalmente se for unilateral). A ginecomastia também pode estar relacionada com doenças pulmonares ou hepáticas como cirrose e hepatite, alterações dos testículos, da glândula supra-renal, uso de drogas como maconha, heroína, anti-pertensivos, hormônios (anabolizantes) e outras. Entretanto, a maioria dos casos a ginecomastia está relacionada com fatores genéticos. O diagnóstico da ginecomastia é dado pela história clínica, exame físico do paciente e exames laboratoriais. A mamografia e ultra-som mamário, podem ser úteis em alguns casos principalmente quando indicado tratamento cirúrgico.

A ginecomastia leva, via de regra, a importante repercussão emocional nos pacientes, principalmente os adolescentes.

O tratamento é normalmente cirúrgico, podendo ser realizado sob anestesia local ou geral. Algumas vezes pode ser útil a lipoaspiração do tecido mamário, principalmente quando associado a lipomastia (acúmulo de gordura nas mamas). Quando optado pela cirurgia clássica realiza-se um corte em semi círculo ao redor da aréola. Os benefícios do tratamento são bastante importantes, levando a uma melhora na auto-estima, ressocialização e melhor qualidade de vida.